No verão, a saúde dos idosos fica mais vulnerável. O sol e o calor podem ser perigosos se não forem tomadas medidas de precaução.

Se é uma pessoa idosa ou tem ao seu cuidado uma pessoa idosa, siga estas dicas para um verão mais seguro!

1. Beba muita água.

Com o avançar da idade, vamos perdendo a capacidade de conservar água, o que aumenta a susceptibilidade à desidratação. Acrescendo ainda o facto de os idosos terem uma menor noção da sede, é importante beber muita água (sem esperar pela sede) e ter consigo sempre algum abastecimento para passeios e viagens.

2. Mantenha-se fresco.

Frequente locais frescos, como centros comerciais, cinemas, bibliotecas e livrarias. É também uma excelente oportunidade para sair de casa, socializar, enriquecer a rotina e fazer alguma atividade física.

Evite atividades extenuantes nos períodos mais quentes do dia.

3. Use roupa adequada.

Prefira roupa de algodão, clara, leve e larga. Use sempre chapéu, principalmente se tiver pouco cabelo ou cabelo claro.

Os óculos de sol com proteção UV devem andar sempre consigo, para ajudar a preservar a sua visão. A exposição solar pode irritar os olhos ou agravar condições já existentes.

4. Use protetor solar.

As pessoas idosas precisam de proteção extra nas suas atividades ao ar livre. Antes de sair de casa, certifique-se que coloca protetor solar nas zonas que vão estar diretamente expostas ao sol, e renove-o de 2 em 2 horas.