QUEM SOMOS

O Centro Social e Paroquial da Junqueira “O Sonho” foi fundado em dezembro de 1985. Inicialmente a instituição funcionava nas instalações do Salão Paroquial da freguesia com a resposta social jardim-de-infância. Posteriormente foi construído um novo edifício que já englobava as respostas sociais de creche, jardim-de-infância, CATL.

O Padre Adélio, fundador da nossa instituição, à boa maneira de Martin Luther King, no silêncio do pensamento, também, um dia lhe terá passado pela alma – “I have a Dream” – Eu tenho um sonho!

E, assim, vencendo todos os obstáculos e burocracias, contando com o seu povo, a par das ajudas institucionais, vê nascer mais um espaço social e de grande alcance humanitário, a que, naturalmente, chamavam “O Sonho”. Com uma equipa de quase três dezenas de funcionários e um voluntário, alimentam um complexo serviço de primeira necessidade, com as mais diversas valências – berçário, creche, jardim-de-infância, ATL, Centro de Dia para idosos e serviço de apoio ao domicílio.

Procurando oferecer qualidade de vida e privacidade a idosos ainda não dependentes, foi construído um lar de internamento, com capacidade para oito utentes. Encontra-se também previsto o alargamento das nossas instalações, incluindo internamentos para dependentes e acamados, com serviço permanentes.

MISSÃO | VISÃO | OBJETIVOS

Promovemos a perspetiva cristã na forma de estar no mundo e na vida, sustentados em valores essenciais como o respeito pela pessoa e pela dignidade humana, a participação e espírito de entreajuda na família e na comunidade, a abnegação e a longanimidade na relação com o próximo.

Valorizamos o ser humano como um todo, nas suas dimensões físicas, psicológicas, sociais e espirituais. Porque necessitamos dos nossos semelhantes para viver, concretizar objetivos e realizar sonhos – no fundo, para ser feliz.

  • Bem público eclesial

  • Promoção da caridade, da cultura, educação e integração comunitária e Social na perspetiva dos valores do Evangelho e Doutrina Social

  • Respeito pela pessoa e dignidade humana

  • Promoção cultural e espiritual dos indivíduos e família.

DOCUMENTAÇÃO

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria mais pequeno se lhe faltasse uma gota.”

Madre Teresa de Calcutá